quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Marina Abramovic












Balkan Baroque, 1997
Bienal de Veneza
(Aqui a artista tenta em vão limpar o sangue dos ossos dos animais.)



A artista Yoguslava desde o início da sua formação na década de 70 na Academia de Belas Artes de Belgrado tem explorado o corpo como tema e meio (suporte). Sua investigação a levou a situações limites. Com seu companheiro Ulay ficou 17hs sentada com os cabelos emaranhados aos dele. Em outra performance se cortou com uma gilete até que o público pedisse para ela parar. São situações em que ninguém se colocaria facilmente, situações planejadas para criar impacto, para nos fazer pensar. No youtube há vários trabalhos da artista.

Relation in time, 1977 - aquele onde ela faz uma performance para a câmera, sentada por 16hs, com os cabelos presos aos de Ulay. Na décima sétima hora o público é convidado a entrar na galeria.

Relation in space,1977 - aqui Marina e Ulay, nús, na galeria, fazem seus corpos colidirem com paredes móveis que possuem o dobro do peso de seus corpos. Performance feita para a Documenta de Kassel 6, duração:32min.

O trabalho mais recente da artista continua senddo muito forte. Há, na web, mais material sobre ela, pesquise e envie pro nosso blog.
















Família I, da série "território tranquilo", Laos, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário